Francal Cidadania e Conectar3: Compromisso Socioambiental

outubro 16, 2015 por na categoria Projetos Sociais com 0 e 0
Home > Blogs > Projetos Sociais > Francal Cidadania e Conectar3: Compromisso Socioambiental

Francal Cidadania – Compromisso Socioambiental

Antes de qualquer exigência legal e da preocupação cada vez maior com o meio ambiente e a responsabilidade social das empresas, a Francal Feiras já atuava com este compromisso.

A empresa mantém, há mais de uma década, uma área focada nas ações de responsabilidade socioambiental – Francal Cidadania – com ações na sede da empresa e em todos os seus eventos de negócios.

Os resultados têm sido melhores a cada ano: em 2013 foram coletadas 521 toneladas de resíduos durante os eventos, das quais 262 foram recicladas. Em 2014, esse volume baixou para 371 toneladas, praticamente 30% menos que o ano anterior, sendo a metade reciclada.

Gestão Ambiental

Gerenciamento dos resíduos e coleta seletiva (redução, separação para reciclagem* e destinação correta);

Educação ambiental: mensagens e orientações pela Intranet da empresa; comunicados, folhetos, cartazes e placas nos pavilhões, alertando para o uso consciente dos recursos como água, energia elétrica, consumo, entre outros assuntos;

Orientação aos expositores e montadores sobre a legislação vigente e o descarte correto dos materiais. O trabalho é realizado com o apoio da equipe operacional do pavilhão (fiscais, bombeiros, equipe de limpeza), a fim de identificar e corrigir problemas relacionados às questões ambientais (resíduos, ruído, emissão de gases, riscos ambientais aos trabalhadores, etc).

*A escolha das cooperativas responsáveis pela triagem e reciclagem dos materiais oriundos das feiras segue alguns critérios, entre eles, que o trabalho proporcione inclusão social.

Foi neste cenário que a Francal firmou uma parceria com a Conectar3, com o objetivo de reutilizar resíduos. A primeira ação desta parceria aconteceu com a possibilidade de transformar o bagum, um tipo de lona muito utilizado nas feiras da empresa, em um objeto que pudesse ser reutilizado pela própria Francal. Para isto, a Conectar3 criou o projeto “Costurando a Cidadania”, que se propôs a criar sacolas a partir do bagum descartado. As mulheres que fazem parte do projeto receberão capacitação para o serviço, garantindo assim um aumento em sua renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida, com maior qualificação profissional, aumento de autoestima e novas possibilidades.

O sucesso da primeira ação garantiu que a Francal forneça mais resíduos, incluindo materiais diferentes, para que a Conectar3 possa analisar as possibilidades de transformação e uso, e assim favorecer mais ONGs e colaborar para a melhoria de mais pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Algumas soluções obtidas com a parceria Francal e Conectar3:

– a reutilização de material colabora com o meio ambiente, por não ser necessária a produção de mais material novo e também por não ser descartado como lixo

– o projeto “Costurando a Cidadania” tem um maior aporte para continuar seus trabalhos sociais, principalmente o de inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, além de novas oportunidades de trabalho e geração de renda

– as mulheres capacitadas para o costura terão mais renda, melhor qualidade de vida, autoestima e qualificação profissional

Neutralização das emissões de carbono

Aferição dos danos ambientais causados pelos eventos e elaboração de Inventário de Emissão de Gás Carbônico. O documento contempla, principalmente, o consumo de água, energia elétrica, geradores a diesel e tráfego dos carros da empresa para posterior compensação. A neutralização é realizada através de projetos de plantio ou outros certificados garantidos por protocolos e metodologias reconhecidas internacionalmente.

Atuação social

A Francal Cidadania também abrange o apoio a instituições e entidades que promovam a inclusão social e a assistência às comunidades carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Dois exemplos importantes são o patrocínio à ASPA – Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube e a Brinquedoteca Francal Cidadania. A primeira promove a inclusão por meio do esporte e a Brinquedoteca conta com a doação de expositores para montagem ou apoio a espaços lúdicos em creches, abrigos, escolas, entre outras entidades.

Adicionar comentário

©2015~Todos os direitos reservados Conectar 3 ~ Produzido por Toulouse Comunicação