Parcerias sustentáveis em prol da sociedade

Home > Portfolio > Conectar 3 > Parcerias sustentáveis em prol da sociedade

Parcerias quando são bem estabelecidas e trazem benefícios para todos os envolvidos, são uma das melhores formas de fazer a sociedade se desenvolver. E uma parceria entre uma empresa do setor privado com uma empresa do terceiro setor amplifica os benefícios que podem ser conquistados.

Hoje o consumidor brasileiro já começa a ter uma consciência muito forte sobre a necessidade das empresas privadas estarem de acordo com práticas sustentáveis, que envolvam a preocupação com a natureza, a sociedade que rodeia a empresa, a sociedade consumidora de seus produtos e até mesmo com seus funcionários. Existem hoje grupos que dão preferência nas suas compras por produtos e serviços de empresas que têm esse diferencial.

O modo antigo de relação entre empresas e consumidores era apenas de vender para obter lucro. Só que esse modelo está cada vez mais ultrapassado, pois se uma empresa não se preocupa ao mínimo com o meio-ambiente no qual está inserida, ela tende a ter prejuízos e ter também uma imagem negativa perante os consumidores.

Pode parecer complicado para uma empresa tomar uma ação que a torne sustentável, mas existem diversas soluções para isso. Uma delas é justamente a parceria com alguma empresa do terceiro setor. Por exemplo: pense em uma empresa que tem muito descarte de materiais. Um ONG pode reciclar ou reusar esse material, diminuindo ou mesmo eliminando a quantidade de lixo gerado. Esse novo material pode ser usado pela própria empresa privada, ou então ser vendido para que a ONG tenha recursos financeiros para aprimorar sua mão-de-obra. São muitas as possibilidades, mas o resultado é sempre benéfico para todos.

Vamos analisar outro exemplo. Uma empresa privada necessita contratar pessoas com algum tipo de habilidade, mas está tendo dificuldades em encontra-las para contratação. Ela pode então procurar uma ONG que capacita pessoas profissionalmente, investir no treinamento e assim manter a ONG funcionando e ter sua mão-de-obra especializada e pronta para trabalhar com mais vontade, pois a empresa ofereceu todas as ferramentas para que essas pessoas encontrassem uma colocação no mercado de trabalho.

As parcerias entre o setor privado e o terceiro setor funcionam muito bem, desde que sejam bem estabelecidas as diretrizes. Assim, toda a sociedade ganha em vantagem!

©2015~Todos os direitos reservados Conectar 3 ~ Produzido por Toulouse Comunicação